logoCERCIPENICHE

 

Projeto Piloto - Qualificar para a Inclusão

 

Em resultado de todas as mudanças que têm ocorrido, sejam normativas ou socioeconómicas, há que acautelar franjas de população jovem e adulta com deficiência intelectual que, tendo concluído ou estando agora a concluir a escolaridade obrigatória, se encontra num “vazio”, no que respeita a oportunidades de formação, de trabalho ou atividades ocupacionais.
Assim surgiu o projeto-piloto «Qualificar para a Inclusão» (QI), de um trabalho conjunto entre FENACERCI, IEFP e ISST.
A CERCIPENICHE é uma das 6 instituições que a título de projeto piloto acolheram este projeto desde 14 de fevereiro de 2013.
O projeto atualmente engloba 7 jovens, com distintos percursos que visam promover, desenvolver e adequar competências pessoais, sociais e formativas, com o intuito de os tornar adultos participativos e com papel ativo na sociedade.Formandos Projeto Piloto Qualficar para a Inclusão
No âmbito do projeto, muitas já foram as iniciativas desenvolvidas e cujo objetivo primordial foi proporcionar aos jovens experiências significativas para o seu crescimento pessoal.
A 18 de maio de 2013, ocorreu um desfile de moda em parceria com a ESTM, que contou com a participação de 4 jovens do projeto, que desfilaram lado a lado com alunos da ESTM.
A 11 de fevereiro de 2014, e após um longo trabalho quer ao nível pessoal, quer de expressão plástica, os jovens QI apresentaram a sua “Maçã dos Afetos”, comemorativa do dia internacional dos afetos, este foi um dia de muita partilhar com diferentes realidades da nossa instituição, CERIN, CERISC CREAP e QI trabalharam juntos na construção de um mural dos Afetos.
A 20 e 21 de fevereiro deu-se lugar às I Jornadas de Trabalho do Projeto Piloto QI, contando com a participação de todos os jovens envolvidos a nível nacional e respetivos técnicos das 6 Instituições envolvidas, foram dois dias de muita partilha, convívio e troca de experiências.
No decorrer do mês de fevereiro os sete jovens QI em parceria com os formandos do CREAP, trabalharam para que a 2 e 4 de março os sete cabeçudos desfilassem pelas ruas de Peniche, tendo sido os próprios jovens a participarem, este foi mais um momento de partilha, inclusão e participação ativa.
Inserido no programa da “Juventude em Ação” Iremos receber em breve um grupo de 7 jovens austríacos que irão partilhar as suas experiências e a quem os formandos QI irão apresentar a deles… prevê-se mais uma experiência rica, diversificada e um novo desafio…

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Monday the 18th. Todos os direitos reservados.