Mais um projeto que foi organizado pela Cercipeniche.

Este projeto foi um intercâmbio entre a Áustria e Portugal, que decorreu em Peniche de 23 a 30 de junho.
As valências da Cercipeniche que participaram fomos nós aqui no Cerin e os colegas do Creap do programa Qualificar para a Inclusão.

Os autorrepresentantes do Cerin participaram todos eramos 12 e do Qi eram 7.

Da Áustria participaram 8 colegas.

No primeiro dia, foram buscá-los ao aeroporto de Lisboa, almoçaram e vieram para o Parque Peniche Praia em Peniche onde ficaram alojados durante toda a semana. Vinham cansados da viagem, descansaram um pouco e jantaram.
No dia seguinte, viemos todos para o Cerin fazer a apresentação, falar sobre o programa das atividades que íamos fazer durante a semana fizemos dinâmicas de grupo. De seguida o grupo dos austríacos foi conhecer as várias valências da Cercipeniche. Almoçámos no refeitório do Creap e à tarde fomos fazer uma visita à vila de Óbidos. Eles gostaram muito e tiraram muitas fotografias, o guia mostrou-nos a Porta da Vila, o Castelo, a Ginja, o Oratório da Nossa Senhora da Piedade, a Biblioteca que tem também os produtos Biológicos da Região. Os austríacos registavam tudo nos Ipads.

Na quarta feira tivemos um workshop Gastronómico onde planeámos as refeições de sábado e domingo, pesquisamos receitas, fizemos uma lista de compras e fomos ao supermercado, onde trabalhámos os preços, as quantidades/medidas. Elaboramos também um livo de receitas sobre a gastronomia típica Portuguesa e Austríaca. Confecionámos sobremesas para o jantar e fizemos um bolo de maçã com passas para os nossos colegas provarem com o nosso chá príncipe, pois enquanto um grupo participava neste workshop outro grupo esteve a participar no workshop de Idiomas.
Na quinta-feira fomos à Ilha da Berlenga, o mar estava um pouco agitado mas a viagem correu bem. Chegámos à ilha, tivemos um Workshop sobre a ilha da Berlenga. Ficámos também a conhecer várias espécies de pássaros e flores. Um grupo foi até à fortaleza a pé onde subimos até ao farol e depois descemos 330 degraus até chegarmos ao Forte de S. João Batista. Tínhamos uma lancha à nossa espera com um guia onde nos levou a conhecer as grutas e a sua história. Foi a primeira vez para todos a ida à Berlenga tanto para nós Portugueses como para os colegas Austríacos. Foi um dia fantástico, ficámos a conhecer a maravilhosa ilha.
“A Berlenga é um paraíso, adorei” Inês Costa
Na sexta-feira fomos a Lisboa, visitámos o Mosteiro dos Jerónimos e o Parque das Nações. Andámos no teleférico, onde a vista era fantástica. Todos gostámos muito de visitar Lisboa.
No sábado de manhã um grupo foi para a Cova de Alfarroba fazer Surf, enquanto outro grupo ficou a confecionar o almoço.
Os colegas da Áustria nunca tinham feito surf, adoraram a experiência. Almoçámos no Parque de campismo, assamos sardinhas e carapaus, para provarem o peixe fresquinho da nossa terra. À tarde foi uma tarde de muito convívio e jogos tradicionais. Eles gostaram e divertimo-nos imenso. À noite vimos a corrida das fogueiras.
No domingo de manhã visitámos a Fortaleza. Almoçámos no Creap e à tarde fizemos um workshop sobre a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Foi uma tarde onde trocámos muitas experiências e debatemos vários temas como por exemplo: Educação; Lazer; Liberdade de Opinião; Viver; Acessibilidade e Família…
À hora do jantar nós Portugueses confecionámos um fantástico Arroz de Marisco e como sobremesa arroz doce e pastéis de nata. Os Austríacos cozinharam uns panados, com batatas temperadas e uma fantástica salada com um óleo especial. Como sobremesa tinham chocolates de vários sabores, lembro-me de um por exemplo que era de uvas com queijo de cabra. A seguir ao jantar houve um momento de danças tradicionais, onde nós dançámos e tocámos com instrumentos tradicionais “ O Malhão”, fomos vestidos a rigor as raparigas de varinas e os rapazes de pescadores. Os colegas do Qi igualmente bem trajados tipicamente, dançaram o famoso corridinho, foi um serão de muita diversão e troca de culturas pois os colegas Austríacos também nos ensinaram uma dança Típica Austríaca.
Para finalizar este belo serão de muito convívio e partilha de experiências, foi apresentado o diário de bordo, onde constou todos os momentos da semana.
De seguida deu-se a despedida e assim se passou uma bela noite de convívio, boa disposição e partilha de vivências. No dia 30 os colegas austríacos regressaram ao seu país.
“Gostei muito de ter participado neste projeto, foi muito rico e com atividades muito uteis para a nossa vida, espero que este projeto continue” (Adelaide)

Noticia Elaborada pelo grupo responsável do Jornal do Cerin


Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Sunday the 24th. Todos os direitos reservados.