No passado dia 22 a 24 de Setembro realizaram-se em Peniche as Jornadas Náuticas organizadas pela FENACERCI e que contaram com a participação de algumas Cerci's de todo o país.
Estas Jornadas abrangeram especificamente os formandos do Projeto-Piloto Qualificar para a Inclusão pretendendo: potenciar lógicas de mais capacitação e mais inclusão criando mecanismos e práticas de participação efetiva num programa de Formação /Ação a desenvolver utilizando as atividades como ferramenta de intervenção para a aquisição de conhecimentos/competências.

Aqui fica o testemunho da Mariana, uma formanda do Projeto-Piloto Qualificar para a Inclusão da Cercipeniche:

"No primeiro dia fomos ao Centro de Alto Rendimento de Peniche, e quando lá chegamos fomos pôr as coisas no quarto e estivemos à espera que as outras CERCI´s chegassem.
Com o Rui fizemos a visita ás instalações do Centro de Alto Rendimento e fomos almoçar ao CREAP.
Da parte da tarde, visitámos uma fábrica que se chama FATUM. Nesta fábrica vimos como se constroem as pranchas de surf desde o início até à fase final. Vimos as pranchas de surf umas acabadas e outras por acabar.
Mais tarde fizemos uma atividade de relaxamento com taças tibetanas com o formador Carlos Canão do CREAP.
Lanchamos e tivemos uma demonstração de taekwondo pelo mestre João Oliveira e também participámos.
O que mais gostei foi do taekwondo.
Dia 2
No segundo dia, tomámos o pequeno-almoço e preparámo-nos para ir fazer surf. Quando lá chegamos fomos divididos em grupos, ouvimos a explicação do que tínhamos para fazer, fizemos exercícios de aquecimento e só depois entramos na água.
Fomos almoçar, descansámos um pouco e fizemos algumas atividades na areia do CAR com bolas e pranchas para aprendermos a subir para prancha e equilibrarmo-nos na onda. A Antena1 esteve presente e fez uma reportagem. Mais tarde continuamos a fazer surf.
Viemos para o CAR para tomar banho e jantar.
De seguida o DJ Nuno foi passar musica e estivemos a dançar.
Gostei de dançar com os colegas.
Dia 3
Fomos para a Canoagem no Porto de Pesca e o Rui e o Joaquim estiveram a explicar como se praticava a canoagem e os cuidados que deveríamos ter enquanto estivéssemos na água.
Fomos para o CAR buscar as nossas malas e viemos para o CREAP almoçar.
De tarde fomos andar de comboio por Peniche, convivemos um pouco e cada CERCI regressou a casa.
Gostei muito de andar de comboio.
Os amigos que fiz foram: a Raquel, Cristiana, Paulo e a Inês.

Estes três dias foram muito importantes para mim porque não participei nas primeiras jornadas de trabalho dos QI’s e agora adorei participar nas atividades, estar e divertir-me com os colegas das outras CERCI’s. As atividades foram fantásticas."

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Tuesday the 16th. Todos os direitos reservados.