No passado dia 3 de dezembro, no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Assembleia da República promoveu uma sessão solene alusiva ao dia, contando com a presença da Cercipeniche, do Centro de Educação de Educação Especial Rainha D. Leonor e da Fenacerci.
Esta sessão contou com a abertura efetuada pela Deputada Conceição Pereira, seguindo-se uma breve apresentação da Cercipeniche, pela Vice-Presidente Andreia Capataz que ressaltou a importância do trabalho diário das organizações em prol dos Direitos e Qualidade de vida das pessoas com deficiência, em particular sobre o trabalho que a Cercipeniche tem vindo a desenvolver, no domínio da constituição e capacitação de um grupo de autorrepresentantes para uma intervenção mais ativa.

Frisou ainda que o projeto mais recente da instituição é o Lar Residencial, Porto de Abrigo, que, estando já concluído e com muitas pessoas inscritas, carece dos acordos de cooperação para efetivar a sua abertura.
Seguiu-se um momento solene da leitura de uma mensagem realizada pelo autorerrepsentante Luís Noivo do Centro de Respostas Integradas da Cercipeniche. Esta mensagem frisou que ser deficiente não é estar doente e que a sociedade deve contar com as diferentes formas de participação de cada um e, para isso, facilitar o acesso à informação, nomeadamente através de pequenas estratégias de comunicação aumentativa. Por fim, terminou a sua mensagem agradecendo a oportunidade que tem encontrado na Cercipeniche para aprender mais e participar melhor.
Após intensos aplausos foi a vez do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor apresentar o trabalho que tem vindo a desenvolver nos domínios da formação, do emprego, da ocupação pelo trabalho e da inclusão. Neste sentido a sua presidente, M.ª João Domingos, enfatizou que este é apenas mais um dia em que estas organizações trabalham pela inclusão e apresentou um grupo de clientes do Centro de Atividades Ocupacionais, que realizaram uma performance intitulada “A Caixinha de Música”.
Seguiram-se algumas palavras da Presidente da Fenacerci, Julieta Sanches e dos presidentes da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Tinta Ferreira e  Peniche, António José Correia.
Terminou a sessão o Presidente da Comissão da Segurança Social e do Trabalho, o Sr. Deputado José Manuel Canavarro, reforçando a importância destas organizações no apoio às pessoas com deficiência e que esta é e deve ser uma prioridade do país. Reforçou ainda que “a casa da democracia” é a casa de todos e que todos são bem-vindos na sua participação.
Seguiu-se um ambiente informal que proporcionou algumas fotografias de grupo.

Para os clientes das duas organizações envolvidas esta foi uma excelente oportunidade de participação, sendo um dia memorável de experiências que ficarão na memória de todos.

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Saturday the 21st. Todos os direitos reservados.