Loja Cercipeniche
Venha conhecer a nossa loja online!
Divulgação Formação Profissional - CREAP - CERCIPENICHE

Loja Online

NOVO! 

 Venha conhecer a nova loja online Cercipeniche

VENHA CONHECER A
NOVA LOJA ONLINE CERCIPENICHE!

Área Reservada

Newsletter

Capa da Newsletter nº 7, de Janeiro de 2024, com foto alusiva à missão solidária da Cercipeniche
Newsletter nº 7 | Janeiro de 2024

Siga-nos no Facebook

Vídeo Cercipeniche

Atividades de animação em Agosto - Lar Residencial

Durante o mês de agosto, os clientes do Lar Residencial da Cercipeniche “Porto de Abrigo”, desenvolveram diversas atividades com a Técnica Superior de Animação Rita Loureiro. Começamos com a festa da nossa terra – “Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem” onde tivemos a oportunidade de participar na Procissão do Mar. Fomos no Barco “Tudo por Deus” e foi muito bom, pois participar na procissão no mar é bem diferente de vê-la passar. Os barcos estavam todos muitos bem iluminados e enfeitados. Percorremos a costa de Peniche onde cada barco transportou um Santo. Gostámos muito de participar e queremos agradecer o convite feito pelo dono do barco Tudo por Deus, Jorge Batalha a atenção e disponibilidade com que fomos recebidos. Na festa, ainda fomos ver o concerto dos Némanus à Ribeira, que estava cheia de gente a assistir e a aplaudir o grupo. Gostámos muito pois os irmãos Hélder e Sérgio são nossos amigos e já atuaram na nossa festa de Natal.

No dia 10 fizemos um piquenique no pinhal de Ferrel onde jogamos alguns jogos tradicionais: jogo das latas, chinquilho, petanca, entre outros. Também tivemos tempo livre para jogar à bola, conversar e apanhar sol. Foi um dia muito divertido e passeamos pela festa daquela terra.
No dia 12 fomos fazer uma visita à Fortaleza de Peniche e ao Museu Municipal e vimos exposições de fotografias, sobre os presos políticos e muitas tradições da nossa terra. Vimos as famosas rendas de bilros, redes de pesca, utensílios antigos de Pesca e até um fato de mergulho antigo que se chamava escafandro. Visitámos as celas, pois antigamente existiu uma prisão na Fortaleza onde vários políticos conhecidos estiveram presos. Na mesma semana, visitámos ainda o Museu da Lourinhã, onde encontramos muitos objetos antigos da agricultura e das profissões que existiam antigamente. Também vimos esqueletos e ossos de dinossauros. Com esta visita aprendemos mais sobre os dinossauros, as profissões e sobre as casas tradicionais.
Fizemos também uma atividade de canoagem no Porto de Pesca de Peniche. Para alguns foi a primeira vez que andaram de canoa no mar. Foi uma atividade onde pudemos disfrutar da beleza da nossa terra e divertimo-nos muito.
No Lar também fizemos muitas atividades de estimulação sensorial e cognitiva, incluindo “O jogo das sensações”. Consistia em, de olhos vendados, cheirarmos objetos e encontra-los numa sala com tudo espalhado pelo chão. Na expressão plástica fizemos um peixe gigante em pasta de papel para decorar o lar.
Na expressão musical aprendemos a fazer alguns exercícios e sons com o nosso corpo e tocámos diversos instrumentos musicais. Fizemos uma tarde de cinema, um bailarico e ainda umas broas e bolachas caseiras. As receitas eram da Ginjinha e estavam uma delícia. Fomos várias vezes à praia da Consolação e à piscina Aquaviva e temos de agradecer ao Sr. Mário por nos ter recebido sempre tão bem.
Fizemos ainda passeios pela Consolação onde abordámos alguns temas como: a segurança rodoviária (saber atravessar a estrada), a segurança nas praias e o significado das suas bandeiras, fazer um pedido ao balcão no café, saber pagar e receber o troco, e qual a importância da higiene do corpo e das roupas e as regras de comportamento e educação (que são mais importantes na comunidade).
Ainda durante o mês de agosto, realizámos algumas atividades de jardinagem pois não podíamos de deixar de regar e cuidar das plantas e jardins da nossa instituição bem como os espaços públicos que são cuidados por nós (jardim do Visconde, a Capelinha, entre outros).
Foi um mês de muitas atividades de animação que contribuíram e muito para o nosso desenvolvimento e bem estar.                                            
Vítor Dias
Vítor Silva
Luís Noivo

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal | Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social Europeu Programa Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020 Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades Formadoras

Membro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura