De 1 a 4 de Outubro um grupo de 3 autorrepresentantes da Cercipeniche teve a oportunidade de participar numa Conferência Internacional sobre o tema da Autorrepresentação e que contou com a participação de 27 países de todo o Mundo. Portugal participou com 15 autorrepresentantes de 5 organizações nacionais (CERCILISBOA, CERCIMB—Barreiro, CERCIPENICHE, CERCIPOM—pombal e CERCIZIMBRA—Sesimbra). Esta iniciativa foi organizada pela Inclusion Europe, Plena Inclusion e EPSA (Plataforma Europeia de Autorrepresentantes). A Conferência Europeia de Autorrepresentantes realizou-se na Fundação da Vodafone em Madrid, Espanha.

Notícia elaborada pelos clientes do grupo de “Divulgação e Comunicação” do CERIN


Durante estes dias os autorrepresentantes tiveram um programa muito preenchido onde participaram em diversos Workshops/Sessões de Trabalho com as seguintes temáticas: - Quem é a melhor pessoa para me apoiar?; Tomar decisões sobre a minha própria vida?; Tomar decisões com ajuda?; Votar: Ter a certeza de que compreendo o que é e como fazer; Se eu não entender a comunicação não é útil! Conversar sobre a Autorrepresentação! Como gerir o meu dinheiro? Vamos falar sobre sexo; Sem palavra: Outras formas de tomar decisões sobre a minha vida; Comunicação fácil. Também estivemos em Workshops de Expressão onde abordámos outros temas: Sentir emoções; Formas criativas de procurar emprego-como fazer um curriculum; Linguagem do corpo através da música; Direitos e poesia; Desenhar para nos exprimir-mos; Como me proteger na internet.
Os Workshops foram dinamizados por pessoas com deficiência intelectual e motora e orientados pela pessoa de apoio que tinha como objetivo facilitar a comunicação entre as pessoas com deficiência e os assuntos falados. Realizámos diversas dinâmicas para facilitar a compreensão dos assuntos mais complexos e havia tradução ao mesmo tempo, pois as línguas que se falavam mais eram o inglês e o espanhol.
Foi uma experiência muito importante para todos nós. Realizámos uma visita à cidade de Madrid onde vimos alguns monumentos e espaços muito conhecidos da cidade. Passeamos até ao Palácio Real e tirámos fotografias com a “estátua do urso e do medronho” que tem uma história muito importante e simbólica em Madrid. Visitámos algumas lojas de comércio onde compramos souvenirs (lembranças para as nossas famílias e amigos). Passeámos por alguns jardins públicos da cidade e fomos apreciando a beleza dos edifícios e monumentos antigos. Achámos a cidade de Madrid muito bela e grande.
Numa das noites fomos a uma cerimónia de lançamento da nova imagem da organização Plena Inclusion que se realizou na Câmara Municipal de Madrid. Nesta cerimónia ouvimos algumas vezes o nome de Portugal e um dos Portugueses subiu ao palco e agarrou a nossa bandeira. Foi um momento bonito. O edifício ficou cheio de luzes verdes pois a cor do logótipo da Plena Inclusion era verde (um trevo símbolo de sorte e esperança).
Esta experiência dignificou-nos como pessoas e incentivou-nos a lutarmos pelos nossos direitos de igualdade sem esquecermos os nossos deveres. Precisamos aprender a ter mais autonomia para podermos ser aceites nas nossas comunidades e para isso precisamos do apoio e ajuda de todos os profissionais que estão connosco no dia-a-dia.

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Friday the 17th. Todos os direitos reservados.