Desde início que o objetivo principal deste projeto, foi fundamentalmente a interação intergeracional – pessoas com deficiência, população sénior e crianças, no vivenciar e na partilha de experiências relacionadas com os jogos tradicionais, na promoção de valores como a solidariedade, o património cultural e a inclusão. Estes serão um estímulo à promoção da nossa identidade, na inclusão das pessoas com deficiência, porque relatam a história e a cultura da nossa região e do nosso país.

Lançado o desafio aos nossos parceiros, os jogos que selecionámos, entre uma quantidade imensa de tantos outros, pensamos serem aqueles que se adequavam, tanto aos clientes da Cercipeniche que atendemos, população sénior, como a população mais jovem, e são eles: O Jogo da Banca, O Jogo da Carreta, A Corrida de sacos, A Macaca ou Aeroplano, O Jogo dos Batos, Saltar à corda, O Macaquinho do Chinês, O Jogo da Malha/Chinquilho, O Jogo do Pião, O Jogo do Galo, O Jogo do Burro, O Jogo do Telefone, Aqui vai o lenço…, O Jogo da Corda de Tração, A Barra do Lenço, O Jogo das Latas, O Jogo do Arco e O Jogo da Chula.
O passo foi seguinte foi fazer o convite a comunidade escolar, famílias dos clientes, à população sénior e à comunidade em geral para a participação ativa nas atividades que iríamos desenvolver. Com o objetivo de aprender hábitos dos avós que foram crianças num mundo menos digitalizado, criar curiosidade na geração jovem para aprender jogos tradicionais que praticamente não são jogados nos dias de hoje. Ao contrário dos jogos de computador e outros jogos eletrónicos, os jogos tradicionais incentivam à relação e no estreitar laços afetivos entre os jogadores e ao mesmo tempo serem fisicamente ativos.
Até ao final de dezembro contámos com 331 participantes, que jogaram conjuntamente com os Clientes do ocupacional da Cercipeniche.
Ao longo do ano estaremos a dinamizar este projeto, e estaremos disponíveis, através de marcação prévia pelo telefone 262787477 ou por mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para receber todos aqueles que nos quiserem visitar e vivenciar os Jogos Tradicionais na Praça do Moinho.
Este projeto foi financiado pelo Programa de financiamento a Projetos do INR – Instituto Nacional de Reabilitação, sem o qual não seria possível colocarmos em prática nas mesmas condições.
“O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. O espaço do jogo permite que a criança ou até o adulto, realize tudo quanto deseja” Celso Antunes
Cerisc-Cercipeniche

 

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Thursday the 13th. Todos os direitos reservados.