Algum tempo atrás a minha formadora Ester Faísca da área de Empregado/a de Mesa fez me uma proposta para participar num concurso de cocktails em Alcobaça no dia 7/2/2018. Eu muito ansiosa e nervosa aceitei.
Para fazer o cocktail tinha que usar 3 ingredientes da forma que eu quisesse, Maçã de Alcobaça, Gin Tanqueray e Sumo Copa. Começamos por escrever as ideias que nos vinham a cabeça, foi fácil mas difícil. Tivemos sempre uma ideia base desde o início, mas para chegar ao “tal” cocktail foi preciso muitas tentativas, acrescentos e reduções, muitas provas, muitas ideias e ainda faltava saber como iriamos fazer a decoração.

A ideia base sempre foi puré de maçã assada, canela, o gin, o sumo copa. Ao início a ideia era ser um cocktail quente, pois estávamos no inverno e a maça assada oferecia-nos algo acolhedor, algo que nos aquecesse, que nos fizesse sentir bem, mas essa ideia que parecia ser a tal não funcionou como esperávamos. Nunca desistimos até encontrar a receita, mantivemos tudo, só que em vez de quente era frio.
Com vários aperfeiçoamentos lá conseguimos ter tudo preparado, o cocktail e a decoração.
Sofri muito por antecipação, os nervos a ansiedade e a vontade de desistir dominavam-me, mas não iria dar o prazer de desistir que a minha cabeça tanto pedia, sei que se desistisse iria ficar muito arrependida e sei que se participasse seriam só uns minutos e depois olhava para trás e via como tinha sido tudo muito rápido, como se fosse um alivio, a Ester sempre me deu muito apoio, ajuda e confiança.
Chega o dia 7, depois de tantos dias a sofrer por antecipação, eu nem acreditava no meu bem-estar, na minha confiança e na minha calma. Assisti às apresentações dos outros participantes, via a criatividade deles e a variedade de cocktails que se podia fazer. Eu era a 16º participante em 23º. Eu dizia a receita para mim própria, para a decorar e nada falhar.
Ás 14:30 chegou o tao esperado momento, a minha apresentação, ai veio o nervoso miúdo, mas nunca me tinha passado pela cabeça desistir naquele momento. Enquanto eu fazia a apresentação do meu cocktail eu dizia as pessoas o que estava a fazer, o que estava a colocar no shaker, as quantidades, mas esqueci me de colocar um elemento, mas nem sequer dei a entender que me esqueci. Podia ter corrido melhor. No final foi uma mistura de emoções, como alivio, alegria e orgulho por não ter desistido e passou tudo tão rápido que parecia mentira.
Foi uma ótima experiencia e vou repetir.

Deolinda Alves

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Thursday the 13th. Todos os direitos reservados.