Loja Cercipeniche
Venha conhecer a nossa loja online!
Divulgação Formação Profissional - CREAP - CERCIPENICHE

Loja Online

NOVO! 

 Venha conhecer a nova loja online Cercipeniche

VENHA CONHECER A
NOVA LOJA ONLINE CERCIPENICHE!

Área Reservada

Newsletter

Capa da Newsletter nº 7, de Janeiro de 2024, com foto alusiva à missão solidária da Cercipeniche
Newsletter nº 7 | Janeiro de 2024

Siga-nos no Facebook

Vídeo Cercipeniche

Cercipeniche participa num Concurso de Cocktail

Algum tempo atrás a minha formadora Ester Faísca da área de Empregado/a de Mesa fez me uma proposta para participar num concurso de cocktails em Alcobaça no dia 7/2/2018. Eu muito ansiosa e nervosa aceitei.
Para fazer o cocktail tinha que usar 3 ingredientes da forma que eu quisesse, Maçã de Alcobaça, Gin Tanqueray e Sumo Copa. Começamos por escrever as ideias que nos vinham a cabeça, foi fácil mas difícil. Tivemos sempre uma ideia base desde o início, mas para chegar ao “tal” cocktail foi preciso muitas tentativas, acrescentos e reduções, muitas provas, muitas ideias e ainda faltava saber como iriamos fazer a decoração.

A ideia base sempre foi puré de maçã assada, canela, o gin, o sumo copa. Ao início a ideia era ser um cocktail quente, pois estávamos no inverno e a maça assada oferecia-nos algo acolhedor, algo que nos aquecesse, que nos fizesse sentir bem, mas essa ideia que parecia ser a tal não funcionou como esperávamos. Nunca desistimos até encontrar a receita, mantivemos tudo, só que em vez de quente era frio.
Com vários aperfeiçoamentos lá conseguimos ter tudo preparado, o cocktail e a decoração.
Sofri muito por antecipação, os nervos a ansiedade e a vontade de desistir dominavam-me, mas não iria dar o prazer de desistir que a minha cabeça tanto pedia, sei que se desistisse iria ficar muito arrependida e sei que se participasse seriam só uns minutos e depois olhava para trás e via como tinha sido tudo muito rápido, como se fosse um alivio, a Ester sempre me deu muito apoio, ajuda e confiança.
Chega o dia 7, depois de tantos dias a sofrer por antecipação, eu nem acreditava no meu bem-estar, na minha confiança e na minha calma. Assisti às apresentações dos outros participantes, via a criatividade deles e a variedade de cocktails que se podia fazer. Eu era a 16º participante em 23º. Eu dizia a receita para mim própria, para a decorar e nada falhar.
Ás 14:30 chegou o tao esperado momento, a minha apresentação, ai veio o nervoso miúdo, mas nunca me tinha passado pela cabeça desistir naquele momento. Enquanto eu fazia a apresentação do meu cocktail eu dizia as pessoas o que estava a fazer, o que estava a colocar no shaker, as quantidades, mas esqueci me de colocar um elemento, mas nem sequer dei a entender que me esqueci. Podia ter corrido melhor. No final foi uma mistura de emoções, como alivio, alegria e orgulho por não ter desistido e passou tudo tão rápido que parecia mentira.
Foi uma ótima experiencia e vou repetir.

Deolinda Alves

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal | Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social Europeu Programa Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020 Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades Formadoras

Membro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura