No dia 7 de março um grupo de clientes da Cercipeniche participou no torneio de Polybat, organizado no âmbito do projeto “Mais Desporto Diferente”. Para alguns colegas foi a primeira vez que experimentaram esta modalidade. Nesta atividade alem da prática do desporto, o convívio entre as organizações estiveram bem presentes.
Já agora vamos explicar a história do polybat.
Notícia elaborada pelos clientes do grupo de “Divulgação e Comunicação” do CERIN

O polybat, ou ténis de mesa lateral, como também é conhecido, foi criado em Inglaterra em meados dos anos 1980. A atividade surgiu como uma alternativa recreativa para aqueles que não possuíam o perfil do Boccia e não conseguiam praticar o Ténis de Mesa convencional.
O perfil característico inclui quem tem distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro medularas, traumatismo craniano e deficiência intelectual.
É jogado numa mesa de 1,2 metros por 2,4 metros, com proteção nas laterais com 10 centímetros de altura, para que a bola não saia pelos lados da mesa. Cada jogador usa um bastão para rebater a bola ao longo da superfície da mesa, contra o seu oponente. O objetivo é rebatê-la a fim de lançá-la para fora do lado adversário ou forçar falta e ganhar o ponto.
As batidas diretas ou rebatidas, com frequência em alta velocidade, resulta num jogo animado que requer esforço dos competidores e dos espetadores para acompanhá-lo.
O jogo é disputado até aos 11 pontos (jogo curto) ou 21 pontos (jogo longo). A cada 2 pontos os jogadores trocam de serviço. Na marcação do serviço, a bola deve tocar pelo menos uma vez numa parede lateral antes de o adversário rebater a bola. O bastão deve manter contato com a mesa (é arrastado) e a bola deve ser lançada diretamente ou de encontro às bordas laterais. O Polybat pode ser jogado em pares. A divisão é feita por classe, de acordo com a funcionalidade do praticante, e não por sexo. (Fonte: https://fpdd.org/polybat/)

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Thursday the 13th. Todos os direitos reservados.