Loja Cercipeniche
Venha conhecer a nossa loja online!
Divulgação Formação Profissional - CREAP - CERCIPENICHE

Loja Online

NOVO! 

 Venha conhecer a nova loja online Cercipeniche

VENHA CONHECER A
NOVA LOJA ONLINE CERCIPENICHE!

Área Reservada

Newsletter

Capa da Newsletter nº 7, de Janeiro de 2024, com foto alusiva à missão solidária da Cercipeniche
Newsletter nº 7 | Janeiro de 2024

Siga-nos no Facebook

Vídeo Cercipeniche

O Moinho do Boneco

No dia 9 de maio, os grupos do Moinho e da Oficina de Práticas foram à aventura em busca do Moinho do Boneco na Moita dos Ferreiros, Lourinhã.
O GPS indicou-nos o caminho e bem no alto, lá estava ele… bem vermelhinho.
O senhor Valentim, o moleiro, aguardava a nossa chegada.

Ensinou-nos a abrir as velas do moinho, explicou-nos o funcionamento da mó e o resultado final, a farinha. Peneirámos e tocámos na farinha, que estava bem fininha.
Um moinho bem grandinho, com três pisos. À entrada um motor suplente, quando o vento não ajuda, trabalha o motor, para a farinha não faltar. No piso seguinte era destinado à moagem do trigo. E no último piso moagem do milho. O capelo era todo forrado a zinco e tiras de madeira, que permite rodá-lo em função da direção do vento. Um moinho que foi passando de geração em geração.
Depois de nos despedirmos do Sr. Valentim e de agradecer a sua amabilidade e disponibilidade por nos receber no seu moinho, fomos almoçar.
No Arena Shopping o nosso almoço foi delicioso, pizza e hambúrguer para todos. Não podíamos passar sem uma sobremesa e como tal, comemos uma bela tarte de maça, bem quentinha.
Voltámos à estrada e fomos aos Bolhos recolher tampinhas que generosamente o Café Amável recolheu. De volta ao CERISC lanchámos e fomos para casa descansar.
Um dia diferente, mas bastante agradável.

 

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal | Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social Europeu Programa Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020 Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades Formadoras

Membro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura