Logótipo Beija Flor

APRESENTAÇÃO:

Equipa Beija Flor em 2009

Luís Ferreira - Corte de Sebes

O Beija-Flor é hoje uma Empresa de Prestação de Serviços com reconhecido valor, com provas dadas, principalmente no setor da Jardinagem, que foi desde o inicio uma das nossas grandes apostas. Os clientes já procuram os serviços de Jardinagem, numa perspectiva de garantia e qualidade.
Relativamente ao setor da limpeza, a realidade é completamente diferente, prestamos um serviço com bastante qualidade, mas a concorrência, principalmente a desleal, neste setor é muito grande, e não temos meios para competir. Continuamos a prestar grande parte dos nossos serviços de Limpeza na própria Instituição resolvendo desta forma as lacunas que existem neste sector.
Apesar de todas estas contrariedades, não queremos deixar de dar resposta a todas as solicitações de trabalho, não deixando no entanto de continuar a gerir criteriosamente os nossos recursos, não descurando o fator Qualidade que é nosso principal preocupação.
Queremos continuar a trabalhar com Qualidade para merecer a confiança dos nossos clientes.

OBJECTIVOS:

O principal objectivo que está subjacente à criação do Enclave Beija - Flor, tem a ver com a criação de 9 postos de trabalho para jovens que frequentaram o Centro de Formação Profissional e para os quais, por razões que se prendem com questões de rentabilidade, problemas de comportamento, sociais e/ou outros, não é possível equacionar no imediato a sua integração no mercado de trabalho.
A escolha dos domínios de intervenção do Enclave tem essencialmente a ver com uma perspectiva realista do volume de trabalho existente e susceptível de ser equacionado a curto e médio prazo uma vez que se trata de uma unidade de Emprego Protegido.

Assim os objectivos do Enclave da CERCIPeniche são os seguintes:

• Estruturar uma resposta de emprego para, nove Pessoas Portadoras de Deficiência.

• Potenciar a qualidade dos serviços prestados, tendo como objectivo a futura celebração de acordos ou contratos de prestação de serviços com entidades públicas ou privadas locais.

• Perspectivar uma estrutura de Emprego Protegido em moldes que sejam os mais adequados e integradores possível.

• Dar resposta a necessidades reais da Instituição em áreas de prestação de serviços como Jardinagem, Manutenção e Limpeza.

ESTRUTURA ORGANIZATIVA:

Organograma Beija Flor

RECURSOS HUMANOS:Carlos Vitorino - Limpeza de canteirosCentro Paroquial Bem estar Social Atouguia da BaleiaManuel e o Carlos no trabalho
O Beija-Flor exerce a sua atividade neste momento, com os seguintes recursos Humanos:

• 9 Trabalhadores em Regime de Emprego Protegido,
• 1 Coordenador
• 1 Responsável pelo sector de Jardinagem
• 1 Responsável pelo sector de Limpeza
• 1 Técnico de Serviço Social
• 1 Psicólogo
O Técnico de Serviço Social e o Psicólogo estão afectos em regime de prestação de serviços a tempo parcial. Os restantes Trabalhadores são contratados a tempo inteiro.

ÂMBITO DE TRABALHO, INTERVENÇÃO E CLIENTES:

As actividades desenvolvidas pelos trabalhadores em Regime de Emprego Protegido, inserem-se nas áreas de Jardinagem/Floricultura, Manutenção e Limpeza, com as seguintes características:

Jardinagem / Floricultura

• Execução de trabalhos específicos na área da Jardinagem, designadamente: corte de relva, desbaste e acerto de sebes, limpeza de canteiros, aplicação de herbicidas e fertilizantes, execução de podas e enxertias.
• Concepção e execução de Jardins e espaços verdes e arranjos de canteiros.
• Concepção e montagem de sistemas de rega automáticos com ou sem programador.
• Manutenção de espaços públicos e privados.
• Produção de Plantas em estufa pelos vários métodos de propagação.
• Fornecimento de plantas produzidas em estufa.

Manutenção e limpeza

• Limpeza de domicílios em regime de periodicidade fixa, incluindo outras tarefas domésticas.
• Limpeza e manutenção de espaços públicos e privados.
• Limpeza de fundo a obras novas, mediante acordo a celebrar com empreiteiros de construção civil.
• Limpeza de Manutenção de espaços de atendimento ao público.
• Limpeza de instalações de valências da CERCIPeniche.

ZONA DE INTERVENÇÃO:

Por não existirem muitas empresas do ramo a actuar no concelho, a área de intervenção estende-se a todo Concelho de Peniche, podendo existir possíveis situações, em que esse limite possa ser ultrapassado e justificar a nossa deslocação.

TIPO DE CLIENTES:

A procura dos nossos serviços de jardinagem, manutenção e limpeza vão de entidades públicas (Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Escolas, etc) a particulares em geral. O maior índice de procura dos nossos serviços está referenciado fundamentalmente como clientes privados, na ordem dos 95%, de que na sua maior parte elaboramos o projecto, construímos e asseguramos a manutenção do seu jardim. O número de Clientes que fazem parte da nossa carteira, ronda os 150, 80 dos quais com periodicidade fixa de carácter mensal e os restantes com prestações de serviços de jardinagem distribuídos ao longo do ano.

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Wednesday the 18th. Todos os direitos reservados.