Grupo CERIN JUNTOS EM CASA

No dia 7 de abril de 2020, a Andreia Capataz criou um grupo privado no Facebook onde os membros do grupo são a equipa de profissionais do centro, clientes e familiares de clientes. Este grupo foi criado com o objetivo de falarmos uns com os outros e nos mantermos ativos mesmo estando em casa. Foi muito boa ideia a criação deste grupo pois é uma forma de comunicarmos uns com os outros e partilharmos como está a ser o nosso dia a partir de casa.

Noticia Elaborada pelo Grupo de Divulgação e Comunicação do Cerin

Diariamente a equipa do CERIN vai publicando pequenos vídeos com desafios e nós em casa com os nosso familiares tentamos cumprir e partilhamos no grupo através de fotografias, vídeos, reflexões, testemunhos etc. Também são colocadas dicas diárias como por exemplo "Já beberam água hoje"?, "Vamos ajudar alguém cá em casa! Quem ajudaram hoje?", "Ler faz-nos viajar! O que leram nestes dias?", "Vamos aprender a Relaxar! – O que posso fazer quando me sinto nervoso(a) ou ansioso(a)?", "Todos somos pessoas especiais! Quais são as minhas qualidades?", "Todos os dias podemos ser melhores! O que posso melhorar em mim?"

Estas são dicas muito boas, ajudam-nos a refletir e a melhorar. Ao partilharmos estas coisas uns com os outros aprendemos formas novas de encarar a nossa vida. Até parece que estamos no CERIN!

Os Desafios são de várias naturezas. O primeiro foi "O que vejo da minha Janela?" e o objetivo era mesmo estando longe partilharmos o que vemos. Tirámos uma fotografia ou desenhámos o que víamos da nossa janela e partilhámos uns com os outros. Este foi o desafio lançado pela Andreia Capataz.

Depois construímos uma "Árvore da Primavera "com materiais que tínhamos em casa, segundo as indicações da Rita Loureiro.

Outro desafio lançado foi "Arrumar gavetas e armários de Álbuns de Fotografias e partilharmos e relembrarmos a nossa infância – Como eras em Criança?". Recebemos muitas fotografias engraçadas de como éramos em criança, neste desafio lançado pela Inês Silva.

Outro desafio lançado pela Andreia foi de vermos um vídeo, feito pela Inês com a compilação das atividades realizada pelo CERIN em 2019 e seleccionar as que mais gostámos. Vimos muitas fotos, revimos os colegas, relembrámos bons momentos. Fez aquecer o coração.

Seguidamente fizemos deporto com o Desafio "Toca a Mexer". O Carlos Canão através de um vídeo deu-nos alguns exercícios para fazermos em casa todos os dias e que podemos repetir quando quisermos.

A Terapeuta Mariana também nos ensinou através de um vídeo a construirmos um jogo com uma lata e uma rolha, ou outro material que tivéssemos em casa. O objetivo deste jogo era melhorar a nossa coordenação através de um jogo divertido. Todos demos asas à imaginação e recebemos fotografias e vídeos de jogos muito giros.

Tivemos também um desafio de Yoga com a Adriana Costa, onde fizemos vários exercícios de relaxamento. E que bem que souberam!

A Ângela Malheiros, Técnica da Biblioteca Municipal de Peniche, foi também convidada para lançar um desafio e aderiu logo à ideia. Leu alguns poemas e falou-nos de várias datas comemorativas a decorrer durante aquela semana: como o Dia do Beijo, o Dia da Arte, Dia da voz ... e falou-nos também de monumentos da nossa Terra...

Também tivemos oportunidade de conhecer vários Museus sem sairmos do Sofá, através de um link colocado no grupo para visitarmos virtualmente 25 museus de Portugal. Em casa, tivemos a oportunidade de visitar coisas que ainda não conhecíamos e de aprender mais sobre os museus do nosso país.

A Terapeuta da Fala Gisela Couto deu-nos um desfio muito interessante que foi " A falar é que a gente se entende". Vimos um pequeno vídeo onde tivemos de expressar o que sentimos e partilhar esses sentimentos e reflexões no grupo.

E só passaram duas semanas. Os desafios vão continuar com novas ideias. Sabemos que vêm aí desafios de culinária, artes, atividades físicas e muitos outros.

No grupo também partilhamos fotografias de atividades diversas do que fazemos em casa, como bolos, e atividades domésticas e assim estamos perto uns dos outros!

No Messenger falamos durante o dia uns com os outros sobre os desafios, partilhamos o nosso dia a dia e recebemos conselhos da equipa, o que nos tem ajudado a manter a rotina diária e o nosso bem-estar. Com o grupo unido parece mesmo que continuamos juntos no Cerin.

As saudades são muitas e é muito estranho de um dia para o outros termos de ficar fechados em casa sem podermos ir ao Cerin e fazermos as atividades de que tanto gostamos.

 

"Eu acho interessante que este grupo tenha sido criado porque assim estamos entretidos e podemos ver o trabalho uns dos outros. Como por exemplo o nome do grupo foi um desafio lançado ao qual todos aderiram e a votação decidiu que o grupo se chamasse "Cerin- Juntos em casa".

Até agora têm sidos lançados vários desafios que provam que conseguimos ir mais além do que a nossa imaginação, e como prova respondemos aos desafios lançados tiramos fotos, fizemos desporto, relaxamento, leitura, trabalhos manuais. E todos os dias recebemos dicas que nos podem vir a ser muito úteis uma vez que estamos em casa".

Cláudio Figueiredo

 

"Eu no primeiro dia que o grupo foi criado senti-me bem melhor ajudou-me a ter outra rotina e hábitos, tomo a medicação todos os dias a horas, deito-me cedo e acordo cedo, pois no grupo disseram um provérbio e faz sentido "Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer". Faço as refeições a horas certas e comecei a fazer os desafios propostos pelo grupo "Cerin- juntos em casa". Os desafios estão cada vez a fazer-me melhor, fizemos desenhos recordámos a nossa infância, criamos obras d´arte e fazemos exercício físico. Outros desafios fizeram-nos refletir o que nem sempre fazemos devido à falta de tempo, e agora tempo é o que não falta, e sabe tão pensarmos e refletirmos.

Eu quero desde já agradecer à coordenadora Andreia Capataz por criar este grupo e também quero agradecer a todos os Monitores do Cerin por me incentivarem com desafios mesmo desafiantes". Igor Neto