CERIN Enquadramento Geral

Logotipo CERIN


CENTRO DE RESPOSTAS INTEGRADAS DA CERCIPENICHE

 

O que é?

É um Centro de Atividades Ocupacionais que se destina a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, maiores de 18 anos, visando o desenvolvimento/manutenção da autonomia pessoal, qualidade de vida e bem-estar, bem como a sua capacitação, valorização e inclusão na sociedade.

Para quem?
Consideram-se destinatários ou Clientes do CAO todas as pessoas atendidas pela Resposta Social, com idade superior a 18, com deficiência intelectual ou deficiências associadas, cuja integração no mercado regular de emprego ou em emprego protegido não seja viável, desde que preencham as condições de elegibilidade para admissão.

 

Fachada Principal Cerin   Fachada Lateral Cerin

 

O que fazemos?
Cada Cliente é único e o seu Plano de Desenvolvimento é individual, considerando as suas capacidades/potencialidades, expectativas e outros fatores de ordem individual.
No CERIN poderão ser trabalhadas as seguintes áreas/dimensões:

 
a) Atividades Estritamente Ocupacionais - Atividades realizadas no âmbito do desenvolvimento de atividades com o objetivo da aprendizagem do cliente, promoção da sua autonomia, valorização pessoal e bem-estar pessoal e social. No Cerin desenvolvemos atualmente atividades estritamente ocupacionais na área da horta, jardinagem e cozinha.


b) Atividades Socialmente Úteis - Desenvolvimento de atividades produtivas na instituição e em parceria com a comunidade. Têm como objetivo a valorização pessoal do cliente e o máximo desenvolvimento das suas capacidades no sentido da promoção da sua autonomia e/ou facilitar a possível transição para programas de inserção socioprofissional. Estas atividades, denominadas de ASU são definidas em regulamento próprio.


c) Atividades de Autorrepresentação, Cidadania e Aprendizagem ao Longo da Vida – Desenvolvimento de atividades de aprendizagem, capacitação, promoção da cidadania e manutenção das capacidades atuais. Desenvolvemos atividades de Autorrepresentação, grupo de “Divulgação e Comunicação”, Informática, entre outras atividades.


d) Atividades Desportivas e Terapêuticas – Desenvolvimento de atividades terapêuticas, desportivas e de lazer que permitam otimizar capacidades e competências dos Clientes. São desenvolvidas atividades de natação, ténis, surf, corfebol, psicomotricidade, hidroterapia, fisioterapia, taças tibetanas, entre outras.


e) Atividades de Animação e Expressão – Desenvolvimento de atividades de animação social, cultural e desportivas promotoras de oportunidades de inclusão social. No CERIN promovemos um grupo de expressão dramática e musical, bem como um grupo de danças populares, os “Amigos do Mar”.


f) Atividades Socioculturais e de Inclusão Social – Atividades de caráter geral, de âmbito lúdico-recreativo, desportivo, cultural, social, festivo ou comemorativo e o desenvolvimento de atividades na comunidade e em parceria.


g) Atividades Instrumentais e da Vida Quotidiana - Atividades básicas de higiene pessoal, vestuário, alimentação, domésticas e gerais da vida diária, incluindo a toma da medicação diária.


h) Apoios e serviços complementares – Regulados em capítulo específico do regulamento interno.


i) Outras atividades que se considerem eficazes para o bem-estar e qualidade de vida dos clientes;


j) Os clientes do CERIN beneficiam ainda de apoio psicológico e social, bem como de outros apoios, desde que enquadrados no Regulamento Interno.

 

© Cercipeniche. Todos os direitos reservados.