Projetos em Curso

O “Nosso Aroma”

Começou com ideias soltas: aproveitar os espaços exteriores da Cercipeniche, ocupar adultos com deficiência intelectual e multideficiência num projeto de utilidade social, rentabilizar recursos, potenciar o trabalho em parceria.
Das ideias passámos às ações: Juntámos braços, trabalho e alguma imaginação. Demos a provar queremos dar a conhecer este projeto:
Em pequenos espaços exteriores temos uma estufa (financiada por um projeto CEPSA), à qual juntámos também um projeto do INR para a compra de alguns materiais e equipamentos.
Plantamos ervas aromáticas (como alecrim, tomilho, alfazema, louro) e chás (de hortelã e erva-príncipe). Secamos e embalamos manualmente, aproveitando as capacidades individuais de cada um.
Cultivamos produtos hortícolas de forma totalmente biológica e elaboramos pequenos cabazes da horta.
Na cozinha produzimos bolachas aromatizadas de alecrim e alfazema, bem como doces e compotas com produtos da nossa horta e da época.
Neste projeto todos contam. Cada um faz o que pode e todos os braços em conjunto fazem “O Nosso Aroma”.

"Nosso Aroma"   "Nosso Aroma"   "Nosso Aroma"

 

 

Café Com Afeto


Uma pequena cafetaria situada no interior das instalações do CREAP é gerida por um grupo de clientes do CERIN. Adquiriram um conjunto de competências básicas de atendimento ao público, recebimento de pagamentos e trocos, regras de higiene e segurança na cozinha e gestão de stocks, para agarrar este desafio.
Diariamente são feitas as encomendas, confecionados produtos caseiros (bolos de fatia, tarde, iogurtes, batidos e sumos naturais) e o “Café com Afeto” abre as suas portas para um atendimento personalizado. De 2ª a 6ª feira, entre as 10:15 e as 11:15 contamos com a sua visita!

 

Café com Afeto   Café com Afeto   Café com Afeto

 

 

Voluntariado no Canil Municipal


“Dar tempo e recolher felicidade”, é o lema deste projeto. Um grupo de 8 clientes, semanalmente mima e passeia amigos de 4 patas que aguardam ser adotados. Este projeto além de pretender sensibilizar para a causa dos animais, promove competências de autonomia e inclusão. Afinal, todos podemos contribuir de forma positiva para múltiplas causas.

 

Voluntariado no Canil Municipal   Voluntariado no Canil Municipal   Voluntariado no Canil Municipal

 

 

“Amigos do Mar”

Se juntarmos o gosto pela música e dança, com alegria e determinação, podemos trabalhar várias competências individuais e coletivas através do grupo “Amigos do Mar”. Este grupo foi criado em 2015, através da sugestão dos próprios clientes depois de ensaiarem uma coreografia de uma música popular portuguesa no âmbito da participação de um intercâmbio internacional.
A partir dessa data, foram criadas várias coreografias, que são ensaiadas semanalmente por um grupo de 12 participantes. Após vários espetáculos a nível local e regional, a motivação do grupo é maior do que todas as dificuldades que possam surgir.
   Amigos do Mar

 

 

“Com os pés na Lua”


O grupo de Expressão Dramática e Musical tem vindo a desenvolver várias peças de “teatro infantil”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a diferença. Com temas como o ambiente, a identidade local, a história dos “Amigos de Peniche” e o Pirilampo Mágico, o grupo tem ido às escolas contar histórias.

 

Com os Pés na Lua   Com os Pés na Lua   Com os Pés na Lua
© Cercipeniche. Todos os direitos reservados.