CERISC Enquadramento Geral

Logótipo CERISC

CENTRO DE RECURSOS PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA (CERISC)


O que é?

É um Centro de Atividades Ocupacionais que se destina a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, maiores de 18 anos, visando o desenvolvimento/manutenção da autonomia pessoal, qualidade de vida e bem-estar, bem como a sua capacitação, valorização e inclusão na sociedade.

 

Para quem?

Consideram-se destinatários ou Clientes do CAO todas as pessoas atendidas pela Resposta Social, com idade superior a 18, com deficiência intelectual ou deficiências associadas, cuja integração no mercado regular de emprego ou em emprego protegido não seja viável, desde que preencham as condições de elegibilidade para admissão.

 

O que fazemos?


Cada Cliente é único e o seu Plano de Desenvolvimento é individual, considerando as suas capacidades/potencialidades, expectativas e outros fatores de ordem individual.
No CERIsc poderão ser trabalhadas as seguintes áreas/dimensões:


a) Atividades Estritamente Ocupacionais - Atividades realizadas no âmbito do desenvolvimento de atividades com o objetivo da aprendizagem do cliente, promoção da sua autonomia, valorização pessoal e bem-estar pessoal e social. No Cerisc desenvolvemos atualmente atividades estritamente ocupacionais na área da Cozinha, Artesanato Têxtil, do Moinho, do Artesanato com Papel e do Artesanato Cerâmico.

b) Atividades de Bem-estar e qualidade de vida - Desenvolvimento de atividades de promoção do bem-estar para pessoas com deficiências mais graves. Este trabalho é complementado com terapias e outro tipo de atividades.

c) Atividades de Autorrepresentação, Cidadania e Aprendizagem ao Longo da Vida – Desenvolvimento de atividades de aprendizagem, capacitação, promoção da cidadania e manutenção das capacidades atuais. Desenvolvemos atividades de Autorrepresentação, entre outras atividades.

d) Atividades Desportivas e Terapêuticas – Desenvolvimento de atividades terapêuticas, desportivas e de lazer que permitam otimizar capacidades e competências dos Clientes. São desenvolvidas atividades de natação, hidroterapia, adaptação ao meio aquático, desporto, psicomotricidade, fisioterapia, reeducação postural, terapia ocupacional, snoezelen, estimulação cognitiva, taças tibetanas, mindfulness, toque + (massagem,) boccia, polybat, entre outras.

e) Atividades de Animação e Expressão – Desenvolvimento de atividades de animação e de expressão. No CERISC promovemos atividade expressão dramática com o grupo Teatrinser e de expressão corporal com o grupo Diversidança.

f) Atividades Socioculturais e de Inclusão Social – Atividades de caráter geral, de âmbito lúdico-recreativo, desportivo, cultural, social, festivo ou comemorativo e o desenvolvimento de atividades na comunidade e em parceria.

g) Atividades Instrumentais e da Vida Quotidiana - Atividades básicas de higiene pessoal, vestuário, alimentação, domésticas e gerais da vida diária, incluindo a toma da medicação diária.

h) Apoios e serviços complementares – Regulados em capítulo específico do regulamento interno.

i) Outras atividades que se considerem eficazes para o bem-estar e qualidade de vida dos clientes;

j) Os clientes do CERISC beneficiam ainda de apoio psicológico e social, bem como de outros apoios, desde que enquadrados no Regulamento Interno.

 

 

CERISC
© Cercipeniche. Todos os direitos reservados.