Intervenção Precoce

 

Logotipo ELI Bombarral/Peniche 

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

ELI BOMBARRAL/PENICHE

A Equipa Local de Intervenção Precoce Bombarral / Peniche foi criada em junho de 2011, tendo por base o Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro, que visa a criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).

Esta equipa e suas semelhantes resultam duma atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com o envolvimento das famílias e da comunidade.

A sua intervenção é feita junto de crianças entre os 0 e os 6 anos de idade, que apresentem alterações nas funções ou estruturas do corpo, que limitam a sua participação nas atividades típicas para a idade e contexto social ou que apresentem risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias.

Visa garantir as condições de desenvolvimento das respetivas crianças e a capacitação dos que com ela intervêm, como a família e os contextos educativos, em função das suas necessidades, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso de desenvolvimento, bem como apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, saúde e educação. A Intervenção é concretizada junto da criança e família e encontra-se delineada no Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP).

Desenvolve a sua atuação nos contextos naturais de vida das crianças, tais como: domicílios; creches; jardins-de-infância e outros considerados relevantes.

As crianças podem ser referenciadas à Intervenção Precoce mediante preenchimento de documento próprio e entregue na sede da ELI ou a qualquer um dos elementos da equipa, por qualquer pessoa que assegure a veracidade dos dados.

A ELI Bombarral/Peniche é constituída por sete Técnicos de Intervenção Precoce, com formação diversificada, em representação do Ministério da Educação (afetação ao Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, enquanto Agrupamento de Referência para a Intervenção Precoce na Infância e que coordena a equipa), Ministério da Saúde, designado pelo ACES Oeste e MTSS através de protocolo de cooperação com a Cercipeniche.

A Cercipeniche tem uma equipa composta por Técnico(a) de Serviço Social, Psicólogo(a) e Terapeuta da Fala


A ELI Bombarral/Peniche tem sede no Centro de Saúde de Peniche, sito em Rua Humberto Delgado, 2520-446, Peniche,
Contactos: telefone 262790020 email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

© Cercipeniche. Todos os direitos reservados.