CERIN comemora o Dia Mundial da Terapia Ocupacional

Para assinalar o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, dia 27 de outubro, a Terapeuta Ocupacional, Mariana Bento, propôs a todos os grupos no CERIN que explorassem um pouco mais sobre esta atividade e o que implica. Aqui fica um breve resumo explicativo.

"Notícia da responsabilidade do grupo de "Divulgação e Comunicação do CERIN”

O que é uma ocupação?
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser tão elementares como, dormir, alimentar-se, tomar banho ou vestir-se ou tão elaboradas como conduzir um carro ou trabalhar.
Origem da Terapia Ocupacional - A Terapia Ocupacional começou a estruturar-se como profissão em 1906, em Chicago, nos Estados Unidos da América, com a criação dos primeiros cursos em que se ensinavam pessoas para trabalhar em hospitais, com uma função específica: utilizar a ocupação para ajudar os doentes. Nessa altura o foco eram trabalhos artesanais e alguns exercícios físicos. Fundamentava-se a intervenção da Terapia Ocupacional na convicção que a ocupação contribui para devolver a saúde e o bem-estar dos doentes. Em 1910, seria definida como a "ciência da cura pela ocupação".
O que é que os terapeutas ocupacionais fazem e com quem trabalham? Os terapeutas ocupacionais podem atuar em diversas áreas de intervenção, com pessoas de todas as idades, desde bebés recém-nascidos a idosos. O terapeuta ocupacional tem como objetivo a funcionalidade, autonomia e a independência da pessoa, de modo a melhorar a sua qualidade de vida, bem-estar e participação nas ocupações que são mais importantes para si.
Por exemplo, uma pessoa não consegue mexer 1 braço, o terapeuta vai encontrar soluções e estratégias para que a pessoa consiga tomar banho, vestir-se, trabalhar, mesmo sem mexer esse braço.
Nas pessoas com deficiência o terapeuta procura perceber as dificuldades que a pessoa sente no seu dia-a-dia e vai estimular a sua autonomia através de jogos, de treinar o vestir/ despir, através de exercícios motores e sensoriais, etc.
Depois desta abordagem todos os grupos realizaram com diversos materiais o logotipo da Terapia Ocupacional.
Partilhamos aqui o resultado.