Inauguração "Moinho da Fialha"

Inauguração "Moinho da Fialha"

Terá lugar no próximo dia 28 de Novembro, pelas 16h30, a inauguração do Moinho da Fialha, em Peniche.

 

O Moinho da Fialha é um Moinho de Vento, cedido à CERCIPENICHE, em regime de direito de superfície por um período  de 20 anos, pela Câmara Municipal de Peniche.

Este Moinho foi recuperado pela Empresa Arte ao Vento, ao abrigo de um Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Peniche e a ENERNOVA, empresa que instalou o parque eólico na Serra D'el-Rei e que se comprometeu a custear as obras, até ao montante máximo de 100.000,00€.

Em termos históricos e ao que nos é dado a conhecer, os primeiros proprietários foram Francisco José da Motta e a sua mulher Maria José da Mota, residentes em Peniche.

Mais tarde, por escritura lavrada a 13 de Fevereiro de 1882, procederam à sua venda a favor de Manuel Correia Fialho. A 29 de Março de 1893, foi feita a inscrição da propriedade na Conservatória das Caldas da Rainha em seu nome e de sua mulher Maria da Conceição Fialho. Em 1942, com a morte de Maria Conceição Fialho, os seus bens foram herdados pelos seus sobrinhos.

Anos mais tarde, por escritura lavrada a 20 de Janeiro de 1978, pelo Notário Privativo da Câmara Municipal de Peniche, o Moinho e o terreno onde este se situa, passou a pertencer à Câmara Municipal de Peniche.

O chamado Moinho da Fialha, para além de ter moído ao longo dos anos trigo rijo e farinha em rama, também desempenhou, nos seus últimos anos de actividade, um importante papel ao moer enxofre, para ser aplicado a fim de evitar a filoxera.

Este espaço será agora utilizado para o desenvolvimento de projectos educativos junto da comunidade e da promoção da sua inserção turística.

No mesmo terreno está ainda projectada a construção de uma estrutura de apoio ao Moinho. Esta estrutura é composta por uma loja, duas instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, uma cozinha e compartimentos para arrumos. Este espaço será composto por um espaço de recepção e ponto de venda, informação e centro de recursos com a seguinte oferta de produtos e serviços: recepção de público, informações turísticas e culturais, informação sobre Moinhos, realização de visitas guiadas ao Moinho de Vento com destaque para escolas, e outras artes e ofícios tradicionais da região. Neste espaço estarão também à venda produtos artesanais realizados por pessoas com deficiência na instituição, bem como farinhas produzidas pelo Moinho.

Uma visita a este espaço será sobretudo, uma viagem ao conhecimento de uma das memórias rurais da herança cultural da região Oeste e em particular do Concelho de Peniche.

A inauguração do Moinho surge enquadrada no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Cercipeniche, que como forma de encerramento promove nos dias 27 e 28 de Novembro, no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, o EnConTroVersas. Um Encontro de conversas inacabadas em espaço aberto de discussão…Igualdade e Diferença, de Direitos e Ética, de Normalidade e Género, da Escola da Educação e Participação e de Famílias, Grupos e Sociedade.