Visita à Torre do Tombo

No dia 17 de Novembro de 2021, o grupo do curso Assistente Administrativo/a do CREAP, Centro Formação Profissional da Cercipeniche, realizou uma visita de estudo ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo situado em Lisboa na Alameda da Universidade, no âmbito das UFCD 8 e 9 que dizem respeito às técnicas de arquivo.

A visita foi guiada pela dra Maria Serralheiro, que nos levou a conhecer as instalações nomeadamente, o piso 1 destinado a exposições e a maquetes com a planta do edifício e as 8 gárgulas, representando o “guarda do alfabeto”; “o novo, o velho e a morte”; ”o bem e o mal”; “ o guarda das ondas hertzianas ”;” o guarda dos papiros”;” a tragédia e a comédia”; “ a guerra e a paz” e “o guarda das pedras” e ao piso 2 com a sala dos leitores e a sala GPS, onde as pessoas consultam através do computador o material que pretendem requisitar.
No piso 1 tivemos oportunidade de ver uma exposição fotográfica sobre as prisões portuguesas, realizada por dois fotógrafos, o português Luís Barbosa e o suíço Peter Schulthess.
Também tivemos oportunidade de ver o trono real atribuído ao rei D. Miguel.
No piso 2 consultámos um livro antigo, com alguns séculos, que tinha no seu conteúdo o nome de todas as pessoas que serviam a casa real, à data.
No final da visita, recebemos dois catálogos intitulados “a construção da Europa: história, memória e mito do europeísmo ao longo de mil anos”. Foi oferecido a cada formando um bloco de apontamentos feito com folhas de rascunhos de documentos.
O grupo quer agradecer ao CREAP pela disponibilização da carrinha, ao motorista por nos ter conduzido até lá e à guia pela forma interessante como dinamizou a visita.