CERCIPENICHE comemora 44 anos em iniciativa de homenagem ao Professor Rogério Cação

Na passada sexta-feira, dia 5 de novembro, realizou-se uma cerimónia de comemoração dos 44 anos da Cercipeniche, relembrando e homenageando o Presidente Rogério Cação, falecido no passado mês de julho.
As instalações do Centro de Reabilitação Profissional de Peniche (CREAP) foram pequenas para acolher todos os que desejariam estar presentes, entre colaboradores, família, clientes e entidades, tendo sido o evento transmitido em direto pelo canal do facebook.

Pelas 17:30 horas o grupo de bombos da Cercipeniche, composto por colaboradores e clientes, marcou o início da cerimónia, chamando os presentes para a frente do edifício, onde foi pintada uma frase característica do Professor Rogério Cação, "Isto vai meus amigos isto vai". Esta frase, retirada do poema " O Futuro" de José Carlos Ary dos Santos, pretende ser o mote da organização para que todas as dificuldades sejam transpostas com energia e otimismo.
A sessão prosseguiu no espaço do refeitório, com várias intervenções. No discurso inicial da Vice-Presidente, Andreia Capataz, foram realçadas palavras de esperança, união e futuro. Foi dado conhecimento de projetos, candidaturas e metas que a organização pretende atingir e que, apesar da enorme perda, a família Cercipeniche continua unida para honrar o legado deixado, lutar pelos direitos das pessoas com deficiência e pela inclusão.
Seguiu-se um filme de apresentação das atividades e valências da organização e a leitura emocionada do poema "Até logo" de António Borges Coelho, pela voz da amiga Ângela Malheiros. Houve ainda lugar para a música, pela voz do João Leitão e uma apresentação da vida e obra do Professor Rogério Cação, efetuada pela filha Inês Cação, também colaboradora da Cercipeniche.
Foram lembrados com emoção outros colaboradores que faleceram ao longo deste ano, homenageados colaboradores que fizeram 25 anos de casa e também que se aposentaram recentemente.
Nos discursos de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, reforçou a confiança existente na Cercipeniche. A Presidente da Fenacerci e Confecoop, Julieta Sanches, proferiu um emocionado discurso, lembrando a obra vasta deixada e a Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho, relembrou a "personalidade forte, que não deixava nada por dizer, mas que sempre lutou, em todos os momentos, para a participação, inclusão e direitos das pessoas com deficiência."
No final cantou-se os Parabéns à Cercipeniche e foi partilhado o bolo de aniversário e um porto de honra.
Agradecemos a todos os participantes, aos colaboradores que continuam a fazer da Cercipeniche uma casa, aos que estão sempre presentes em todos os desafios, às entidades que reforçaram a confiança e a cooperação, em especial à Câmara Municipal de Peniche, Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, Fenacerci, Confecoop e Sr.ª Ministra, que muitos nos honrou com a sua presença e palavras de alento.
Agradecemos também à Rádio Movimento da Cercina pelo apoio técnico na transmissão online e cedência de equipamento.
De forma simples e simbólica, a Cercipeniche relembrou o passado e festejou o futuro.

"Isto vai, meus amigos, isto vai"!