O que é? O Centro de Recursos para a Inclusão é um serviço especializado, acreditado pelo Ministério da Educação, que apoia e potencia a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos, com base na Lei 116/2019 de 13 de setembro e na Declaração de Retificação nº47/2019 de 3 de outubro.
Qual o seu Objetivo? Apoiar a inclusão das crianças e alunos com necessidade(s) de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade.
Quais as Áreas de intervenção?
Psicologia;
Terapia da Fala;
Terapia Ocupacional;
Fisioterapia;
Psicomotricidade.
O número de horas de intervenção está dependente da avaliação das necessidades dos alunos e da aprovação do financiamento do Plano de Ação pelo Ministério de Educação.
Onde intervimos?
• Agrupamentos de Escolas de Peniche; • Agrupamento de Escolas da Atouguia da Baleia; • Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde; • Escola Secundária de Peniche
O Lar Residencial “Porto de Abrigo” é a mais recente valência da CERCIPENICHE, inaugurada em março de 2015, situado na Consolação. Tem como objetivo ser uma resposta a jovens e adultos com deficiência, com residência no distrito abrangido pela Instituição, cujas famílias, por diferentes motivos não reúnam condições socioeconómicas para os acolherem. Pretende esta valência, proporcionar condições facilitadoras do desenvolvimento da autonomia dos residentes, assegurando-lhes os meios adequados ao nível do conforto e cuidados de higiene e saúde, da sua autonomia pessoal, estabilidade emocional, vivência social, e ainda a criação de condições para um fortalecimento da relação familiar, valorizando os laços existentes entre a família e os residentes. O Lar Residencial acolhe atualmente 24 residentes de ambos os géneros, de idades várias, sendo algumas das vagas protocoladas com a Segurança Social. Conta na sua equipa, com 10 ajudantes de ação direta, 2 auxiliares de serviços gerais e uma Diretora Técnica.
Horário de atendimento ao público: Dias úteis, das 9h00 às 17h00
Horário de funcionamento do Lar: 00h00/24h00 o ano inteiro
CENTRO DE RECURSOS PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA (CERISC)
O que é?
É um Centro de Atividades Ocupacionais que se destina a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, maiores de 18 anos, visando o desenvolvimento/manutenção da autonomia pessoal, qualidade de vida e bem-estar, bem como a sua capacitação, valorização e inclusão na sociedade.
Para quem?
Consideram-se destinatários ou Clientes do CAO todas as pessoas atendidas pela Resposta Social, com idade superior a 18, com deficiência intelectual ou deficiências associadas, cuja integração no mercado regular de emprego ou em emprego protegido não seja viável, desde que preencham as condições de elegibilidade para admissão.
O que fazemos?
Cada Cliente é único e o seu Plano de Desenvolvimento é individual, considerando as suas capacidades/potencialidades, expectativas e outros fatores de ordem individual. No CERIsc poderão ser trabalhadas as seguintes áreas/dimensões:
a) Atividades Estritamente Ocupacionais - Atividades realizadas no âmbito do desenvolvimento de atividades com o objetivo da aprendizagem do cliente, promoção da sua autonomia, valorização pessoal e bem-estar pessoal e social. No Cerisc desenvolvemos atualmente atividades estritamente ocupacionais na área da Cozinha, Artesanato Têxtil, do Moinho, do Artesanato com Papel e do Artesanato Cerâmico.
b) Atividades de Bem-estar e qualidade de vida - Desenvolvimento de atividades de promoção do bem-estar para pessoas com deficiências mais graves. Este trabalho é complementado com terapias e outro tipo de atividades.
c) Atividades de Autorrepresentação, Cidadania e Aprendizagem ao Longo da Vida – Desenvolvimento de atividades de aprendizagem, capacitação, promoção da cidadania e manutenção das capacidades atuais. Desenvolvemos atividades de Autorrepresentação, entre outras atividades.
d) Atividades Desportivas e Terapêuticas – Desenvolvimento de atividades terapêuticas, desportivas e de lazer que permitam otimizar capacidades e competências dos Clientes. São desenvolvidas atividades de natação, hidroterapia, adaptação ao meio aquático, desporto, psicomotricidade, fisioterapia, reeducação postural, terapia ocupacional, snoezelen, estimulação cognitiva, taças tibetanas, mindfulness, toque + (massagem,) boccia, polybat, entre outras.
e) Atividades de Animação e Expressão – Desenvolvimento de atividades de animação e de expressão. No CERISC promovemos atividade expressão dramática com o grupo Teatrinser e de expressão corporal com o grupo Diversidança.
f) Atividades Socioculturais e de Inclusão Social – Atividades de caráter geral, de âmbito lúdico-recreativo, desportivo, cultural, social, festivo ou comemorativo e o desenvolvimento de atividades na comunidade e em parceria.
g) Atividades Instrumentais e da Vida Quotidiana - Atividades básicas de higiene pessoal, vestuário, alimentação, domésticas e gerais da vida diária, incluindo a toma da medicação diária.
h) Apoios e serviços complementares – Regulados em capítulo específico do regulamento interno.
i) Outras atividades que se considerem eficazes para o bem-estar e qualidade de vida dos clientes;
j) Os clientes do CERISC beneficiam ainda de apoio psicológico e social, bem como de outros apoios, desde que enquadrados no Regulamento Interno.
Deixamos aqui alguns testemunhos de empresários que colaboram com o CREAP e também de alguns dos formandos:
EMPRESÁRIOS:
Tomei conhecimento da Cercipeniche e dos serviços que presta através da minha esposa que também trabalha na área da Inserção/Reabilitação Profissional de pessoas portadoras de deficiência.
Após ter feito uma breve análise das funções que poderiam ser desempenhadas pelos jovens formandos, entrei em contacto com a Cercipeniche para iniciarmos a colaboração. Neste momento, a empresa conta com dois jovens contratados e um em formação em posto de trabalho, o que se revela um excelente indicador do sucesso da integração profissional destes jovens, que decorreu de uma forma muito positiva e é notória a evolução que tiveram, quer a nível da produtividade e autonomia profissional, quer ao nível da integração no grupo, que funciona como uma grande família.
Sendo uma empresa, preocupamo-nos obviamente com o lucro económico, mas assumimos a responsabilidade social que temos para com a comunidade onde nos inserimos, através da potenciação da igualdade de oportunidades para todos.
Transbase - Transporte e Logística, SA
Já há alguns anos que tenho contacto com o Centro de Reabilitação Profissional da CERCIPENICHE.
É muito importante a existência destes centros e que estejam virados para o mercado de trabalho, com a formação em posto de trabalho, porque se nota um grande distanciamento entre o ensino e o mercado de trabalho.
Quanto às dificuldades sentidas, não há grande diferença entre os jovens do CREAP e os outros, porque cada caso é um caso. Os jovens do CREAP têm uma vantagem , são todos educados, vêm preparados e mentalizados para trabalhar e têm consciência que têm que aproveitar as oportunidades, mostrando maior disponibilidade e vontade de aprender, não vêm apenas por motivos económicos. Os jovens começam em formação em posto de trabalho , vão passando por todas as áreas da empresa, desde o varrer... até tarefas mais complexas, o que facilita mais tarde a contratação e representa uma vantagem para as empresas.
A decisão da contratação surge do reconhecimento da evolução do jovem, da sua disponibilidade, iniciativa e polivalência. Já temos um jovem contratado há 4 anos e continuamos a colaborar com o CREAP, contando com mais um jovem em formação em posto de trabalho.
Tavares, Neves e Correia, Lda
FORMANDOS:
Estou no CREAP há 5 meses, tenho 16 anos, se eu não viesse para aqui, estava na escola, aborrecida.
Andava sempre aborrecida de estar na escola já não tinha cabeça para estudar. Depois de me chamarem para o CREAP, já tinha alguns amigos aqui, mas estava com muita vergona, no primeiro dia. Depois conheci muitas pessoas que estavam cá.
Nós brincamos muito ao intervalo, rimo-nos muito, nós juntamo-nos na hora de almoço, vamos dar uma volta lá abaixo.
O CREAP é muito divertido, gosto muito dos monitores são muito fixes para mim, fui bem recebida por todos e não tenho queixas de ninguém.
Adoro estar aqui!
Duarte Chagas
Iniciei a formação, na Readaptação ao Trabalho, no CREAP em Dezembro de 2005 mas só a meio tempo, pois no restante horário estava em posto de trabalho.
Quando cheguei, como é lógico, não conhecia ninguém nem sequer o centro.
Não sabia que áreas poderiam existir, mas a ideia era a seguir a área de informática, adquirir cinhecimentos na óptica do utilizador, o que tive bastante facilidade em aprender, depressa comecei a falar e conviver com os formadores e formandos o que me ajudou a motivar ainda mais.
Em Dezembro de 2007 saí do posto de trabalho regressando a tempo inteiro ao CREAP, onde continuo em formação desenvolvendo as minhas capacidades e competências a fim de facilitar a minha inserção no mercado de trabalho.
Quando entrei para o CREAP era tudo muito esquisito! Não conhecia ninguém e ninguém me ligava.
Pensei que fosse diferente do que eu imaginava, tinha medo de não ter amigos e de ser gozada. Até pensei em desistir.
Agora tenho a certeza de que foi uma nova oportunidade na minha vida.
Gosto muito de andar no CREAP, tenho muitos amigos e sou feliz.
Foi o que eu escolhi.
Tudo começou quando a minha professora me deu uma folha. A minha mãe deveria assinar dando autorização para eu ir para o CREAP, se nós assim entendessemos.
Eu reagi muito mal, disse que não queria, fartei-me de chorar!
Pensava que no CREAP eram só deficientes mas, enganei-me redondamente...
Confesso que aundo fui pela primeira vez senti-me muito só... Comecei a ficar muito nervosa, tiveram que me dar chá para me acalmar. Foi muito dificil acostumar-me, pensei que nunca iria conseguir, mas consegui!
Agora estou muito contente poruqe eles são muito fixes e muito bos amigos. Amigos como eu nunca tive. Estou a gostar muito e um dia quando sair vou ter muitas saudades... Obrigada por serem tão bons amigos!
Ricardo Silva
Estou aqui no Centro de Reabilitação de Peniche há quatro anos.
Eu estou a adorar estar nesta escola para aprender uma profissão para depois ir para formação em posto de trabalho.
Eu estou a aprender jardinagem e gosto muito da área. Também já estive na Carpintaria, na Serralharia e Encadernação.
Também temos informática, educação física, terpaia da fala que são boas para nós e também escolarização onde fazemos fichas.
Gosto muito de andar nesta escola.
Eu estou a gostar muito de andar nesta escola, porque podemos ir para uma empresa quando estivermos preparados.
Eu estou a aprender muita coisa, arranjei muitos amigos, aprendi algumas coisas na costura, encadernação e manutenção e limpeza.
Acho que estou mais concentrada nas áreas, mas vou-me esforçar mais nas áreas, principalmente na Manutanção e Limpeza.
Gostava de ir trabalhar para um cabeleireiro como ajudante.
Uma estrutura vocacionada para o desenvolvimento de Programas de Orientação Profissional, Formação Profissional e Emprego, especialmente destinados a Pessoas com deficiência ou outros problemas no domínio da inserção sócio-profissional.
A NOSSA MISSÃO É:
Promover condições de empregabilidade das pessoas com deficiência e/ou outro tipo de dificuldades de inserção, visando a consagração do direito de exercício pleno da cidadania.
TEMOS COMO OBJECTIVOS:
- Desenvolver estratégias de transição para a vida activa - Promover a formação profissional como via facilitadora da inserção - Disponibilizar condições de actualização e reconversão profissional - Apoiar a sustentabilidade do emprego pela via do acompanhamento permanente - Potenciar condições de aprendizagem ao longo da vida
CONDIÇÕES DE ACESSO:
- Ter mais de 18 anos - Ter necessidade de Apoio Especializado - Ter processo de reabilitação clínica concluído ou devidamente controlado e acompanhado
SERVIÇOS PRESTADOS...
- Avaliação e Orientação Profissional - Formação Profissional - Apoio à Inserção no Mercado de Trabalho - Acompanhamento Pós Colocação - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
DISPOMOS...
De uma equipa técnica especializada nos domínios da avaliação, formação e reabilitação funcional. De recursos ajustados ao desenvolvimento de acções de Formação Profissional em variados domínios laborais.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Organização Curricular dos Cursos:
Formação Tecnológica:
Curso: Operador/a Acabamentos Madeira e Mobiliário
Qualificação Profissional: Nível 2
Qualificação Escolar: 9º Ano
Duração: 3600 Horas (Inclui Estágio Profissional)
Curso: Serralheiro /a Civil
Qualificação Profissional: Nível 2
Qualificação Escolar: 9º Ano
Duração: 3600 Horas (Inclui Estágio Profissional)
Curso: Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade